A inscrição para a realização dos exames finais nacionais do secundário 2020/2021, é efetuada através da plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames, disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt e decorre nos seguintes prazos:
1ª FASE
- PRAZO NORMAL: de 24 de Março a 15 de Abril de 2021
Nota Importante: A 1.ª fase dos Exames Finais Nacionais dos 2º e 3º anos dos Cursos Profissionais, tem caráter obrigatório para todos os alunos.
2ª FASE
- PRAZO ÚNICO: 2 a 6 de Agosto de 2021
- Nota Importante: Podem realizar exames finais nacionais na 2.ª fase, os alunos que pretendam realizar melhoria de nota em qualquer disciplina cujo exame tenham realizado na 1.ª fase, no mesmo ano escolar, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.
Documento a ser submetido aquando da inscrição através da plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames, pelos alunos dos 3º anos do Ensino Profissional:
- Pedido de senha (para candidatura de acesso ao ensino superior) a ser requerida em https://www.dges.gov.pt/
online/Sessao/Iniciar.aspx. Deve submeter o recibo devidamente assinado pelo Enc. de Educação ou Aluno quando maior, através de ficheiro.
IMPORTANTE
Os alunos dos cursos profissionais da OFICINA realizam a inscrição em exames finais nacionais em escola pública e submetem documento comprovativo de conclusão do curso, emitido pela respetiva escola ou outra entidade formadora, ou declaração em como se encontram a frequentar os cursos, a qual deve também especificar a data prevista para a sua conclusão.
Na submissão da inscrição na plataforma disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt, a identificação da escola pública de inscrição corresponde a uma escola da sua área de residência ou do seu local de trabalho, mediante comprovativo.
Podem apresentar-se aos exames finais nacionais, independentemente da oferta educativa ou formativa frequentada, os alunos que realizam exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso.
Os alunos dos cursos profissionais realizam exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso, independentemente do ano, do curso ou percurso de formação que frequentam, devendo, contudo, ser acautelada a validade dos exames a utilizar como provas de ingresso.
- Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2020/2021 – Despacho Normativo nº 10-A/2021 de 22 de Março
- Calendário da realização dos Exames Nacionais dos Ensinos Básico e Secundário
- Exames Nacionais – Encargos de inscrição secundário
- Códigos de Exames, de Provas de Aferição, de Provas Finais do Ensino Básico, de Provas de Equivalência à Frequência e Códigos de Cursos do INA e OFICINA
- Calendário das Provas de Aferição, Provas Finais do Ensino Básico e dos Exames Nacionais do Ensino Secundário
- Declaração de Retificação n.º 208/2021 (Alteração ao calendário de exames finais nacionais do ensino secundário)
- FAQ’S PIEPE – INSCRIÇÕES
- Manual de Instruções PIEPE 2021
- Pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2021-2022
- Resumo da Norma 02 / JNE / 2021
- Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior - Estabelece regras quanto à utilização de exames finais nacionais do ensino secundário, realizados na 2.ª fase de exames do ano letivo 2020-2021, na candidatura ao ensino superior de 2021-2022 - Novo
Mais informações sobre os Exames Nacionais e Acesso ao Ensino Superior:
< Anterior | Seguinte > |
---|