No âmbito da comemoração do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, por meio do projeto educativo e cultural “De Famalicão para o Mundo”, promoveu o concurso “Revisitar Camilo Castelo Branco Duzentos Anos Depois – De Famalicão para o Mundo”. O objetivo do concurso foi sensibilizar os estudantes para a importância deste autor e da sua vasta obra literária, ao mesmo tempo que se promove a criação artística e literária.
Este concurso visa estimular nos alunos o desenvolvimento de competências como o espírito crítico, a criatividade, o sentido estético e a liberdade de expressão. O concurso proporciona um espaço de reflexão e expressão, encorajando os estudantes a revisitar a obra de Camilo Castelo Branco de maneira inovadora.
No âmbito deste projeto, um grupo de alunas do 10º ano do curso técnico/a de Multimédia da OFICINA participou na primeira fase do concurso, enviando duas bandas desenhadas e um texto narrativo para análise e avaliação do júri.
Os trabalhos premiados serão anunciados até ao dia 18 de maio de 2025, e os trabalhos de expressão plástica selecionados farão parte de uma exposição temporária. A exposição será inaugurada no dia 1 de junho de 2025, na Galeria Municipal da Casa Museu Soledade Malvar, e estará aberta ao público até ao dia 30 de junho de 2025. Além disso, os trabalhos de expressão escrita que forem escolhidos pelo júri serão publicados em formato de e-book, permitindo que a criatividade dos alunos alcance um público ainda mais amplo.
Este concurso é uma oportunidade única para os jovens refletirem sobre a obra de Camilo Castelo Branco e, ao mesmo tempo, explorarem novas formas de expressão artística, ligando a tradição literária com a inovação do presente.