“Gente de Esperança – Atreve-te a descobrir a Igreja” é o tema deste ano, nos colégios da Companhia de Jesus em Portugal (Colégio das Caldinhas e Colégio São de Brito) e Espanha, um lema que talvez soe estranho hoje em dia. De facto, nos tempos conturbados que vivemos, será que podemos falar em esperança? Onde podemos encontrar a esperança?
O desafio para este ano é encontrar uma Igreja cheia de gente que vive com esperança e a dá ao mundo. Esta esperança funda-se na certeza da ressurreição de Jesus, que, depois de morto na cruz, contra todas as expectativas, apareceu vivo e encheu os seus discípulos de alegria, paz, confiança e esperança.
Os discípulos partiram então a anunciar a boa nova e assim nasceu a Igreja, uma comunidade de pessoas imperfeitas, que procuram cultivar relações verdadeiras e profundas, em espírito de serviço e levando esperança ao mundo.
É assim que queremos viver este ano nos colégios jesuítas de Portugal e Espanha, convidando toda a comunidade educativa (alunos, professores, prefeitos, famílias…) a descobrir a Igreja e a ser Gente de Esperança, capaz de a dar aos outros.