“Atreve-te a ver novas todas as coisas em Cristo” é o tema que vai acompanhar este ano letivo nos colégios jesuítas de Portugal e Espanha. O tema remete-nos para a celebração dos 500 anos da batalha de Pamplona, onde S. Inácio de Loyola foi atingido por uma bala de canhão e forçado a um longo período de convalescença na sua terra natal. Este tempo de recuperação obrigou-o a parar e a descobrir os seus desejos mais profundos, convertendo radicalmente a sua vida a Cristo.
Homem do exército, Inácio buscava grandes conquistas militares, para assim alcançar fama, riqueza e poder. No entanto, aquela bala de canhão destruiu os seus sonhos e, deitado na cama, à medida que lia livros sobre Jesus e os santos, ia sendo impulsionado a viver uma vida simples, humilde e ao serviço dos outros, ao estilo de Jesus.
Animado por este novo sonho e pelo amor a Deus, Inácio decidiu deixar Loyola e fazer-se peregrino para Jerusalém. Ao longo deste caminho exterior e interior, foi mudando o seu olhar sobre o mundo e sobre a sua vida. Viu “novas todas as coisas em Cristo”. Inácio passou a ver a realidade com os olhos de Deus: com mais amor, generosidade, alegria e esperança, o que lhe dava ainda mais vontade de seguir Jesus e colaborar na transformação do mundo.
Assim, este ano, todas as pessoas ligadas aos colégios jesuítas em Portugal e Espanha são convidadas a ver a sua vida e o mundo à sua volta com um novo olhar, à semelhança de S. Inácio, mesmo as suas dores e feridas.
Atreve-te a ser mais generoso, alegre e esperançoso; atreve-te a conhecer Jesus; atreve-te a deixar preconceitos e a aproximar-te daqueles com que não te dás tão bem… “Atreve-te a ver novas todas as coisas em Cristo”.