Mais uma vez, o Colégio das Caldinhas, assinalou o Dia Mundial dos Pobres com várias iniciativas com o propósito de sensibilizar os alunos e a restante comunidade educativa para o fenómeno da pobreza, da exclusão social e para a importância do papel de cada um na diminuição do impacto destas situações na vida das pessoas.
"Estende a tua mão ao Pobre" foi o apelo de fundo da Mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Pobres de 2020, celebrado a 15 de novembro. Este é um apelo que nos desafia a concentrar o olhar no essencial e a superar as barreiras da indiferença. A pobreza assume sempre rostos diferentes que exigem atenção a cada situação particular. Estender a mão é um sinal que apela imediatamente à proximidade, à solidariedade e ao amor. Vamos também nós ser sinal de presença, atenção e solidariedade.
Tendo por base as palavras do Papa Francisco, ao longo de duas semanas foram diversas as iniciativas realizadas nas cinco escolas que fazem parte do Colégio das Caldinhas.
Nas aulas de Formação Integral e de Educação Moral e Religiosa Católica, os alunos foram convidados a dar ideias e sugestões de ações que, enquanto Colégio, podemos adotar para atender às necessidades sociais emergentes. Foram várias as propostas que surgiram no sentido de estarmos, cada vez mais próximos e atentos às necessidades dos outros. Estas propostas serão desenvolvidas ao longo do 2.º e 3.º períodos, de modo a que seja dado seguimento ao desejo dos alunos de ajudar, de forma mais frequente e contínua, aqueles que mais precisam.
Para além deste desafio, foi também proposto aos alunos que escrevessem uma mensagem de esperança relacionada com o tempo em que vivemos para que, no tempo de Natal, sejam distribuídas pelas instituições e pelas famílias que o Colégio acompanha.
Estas duas semanas dedicadas ao Dia Mundial dos Pobres terminaram com uma conversa entre o P. Miguel Almeida, sj - Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus e os alunos finalistas do Colégio sobre a Pobreza no Mundo.