“Firmes na fé no meio das tribulações” (1. Cor. 16.13)
O Colégio das Caldinhas, por causa de uma notícia saída no Jornal Público, no passado dia 28 de Outubro, recebeu ao longo dos últimos dias, inúmeras manifestações de apoio e de solidariedade: das famílias de tantos jesuítas até inúmeros leigos inseridos em movimentos de espiritualidade inaciana e comprometidos com outras obras dos jesuítas em Portugal; de diversas instituições e entidades locais e regionais até a personalidades da hierarquia da Igreja e do Estado; de muitas escolas católicas espalhadas pelo país até a muitos dos nossos antigos Alunos, (do tempo do Internato até a antigos alunos mais recentes) e antigos Educadores.
A todos agradeço, em meu nome, em nome do Colégio e da Comunidade dos Jesuítas que aqui vive e trabalha.
Agradeço, em particular, a elevação com que os Educadores do Colégio geriram esta “notícia” de origem mal-intencionada; a forma serena como os Encarregados de Educação dos nossos alunos continuam a manifestar a sua confiança nesta instituição; a proximidade e sintonia das Associações "ad intra" do Colégio com a sua Direção e o Governo da Companhia de Jesus em Portugal: Pais, Antigos Alunos, APSR, ADCCA, Campinácios, etc.
Talvez o mérito paradoxal desta notícia, contra a lógica das suas pretensões, para além de fortalecer as razões evangélicas que constituem a missão e a esperança da Comunidade Jesuíta, tenha sido o facto, de ajudar a unir convictamente a Comunidade Educativa, na busca e defesa do princípio inaciano do “bem maior” para o Colégio.
Por tudo e a cada um, sinto-me muito reconhecido.
P. Carlos Carneiro, sj
P. S.: Entre as inúmeras mensagens recebidas que não é, de todo, adequado publicar, julga a Associação de Pais ser do interesse do Colégio que o seu comunicado, a propósito, seja do conhecimento público. Juntamos, de igual modo, neste contexto, o Comunicado da Associação dos Antigos Alunos.
- Comunicado - Associação de Pais do INA
- Comunicado - Associação de Antigos Alunos do Colégio das Caldinhas
________
Poderá também consultar:
Esclarecimento da Província Portuguesa da Companhia de Jesus
Mensagem do Diretor Geral do Colégio das Caldinhas - "Continuaremos serenamente a construir, em cada dia, o nosso Colégio“ - P. Carlos Carneiro, sj