Eduardo Abreu tem 18 anos, estuda na OFICINA - Escola Profissional do INA no curso Técnico de Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade e no âmbito da Prova de Aptidão Profissional lançou-se à aventura de lançar uma marca de roupa, a GOAT - TRADEMARK. Estivemos à conversa com Eduardo Abreu que sonha ser jornalista e neste momento está a terminar a sua Formação em Contexto de Trabalho na FAMA RÁDIO e a preparar a sua candidatura ao Ensino Superior.
Como surgiu a ideia da GOAT?
A ideia da criação de uma marca de roupa já vinha a ser pensada por mim há já muito tempo. Achei sempre que ter uma marca onde eu pudesse ser a principal pessoa a tratar da sua imagem, naming e de outras componentes a ela relacionadas, fosse uma ideia genial. Com o passar do tempo e com aquilo que ele felizmente me trouxe, dadas as experiências que tive no ramo do empreendedorismo e a experiência técnica e teórica que fui ganhando no meu curso, pensei que a fase de desenvolvimento da marca poderia acontecer no processo da Prova de Aptidão Profissional. Após um estudo e uma análise dentro do mundo do vestuário, concluí que as marcas de roupas streetwear usadas por maior parte dos jovens da minha faixa etária, possuem preços elevados e não tão acessíveis a todas as classes sociais. Esse fator motivou-me a criar uma marca de roupa serigrafada, streetwear, lowcost, para que todos os jovens possam usar algo que seja “trendy” sem ter de fazer um grande investimento num só artigo.
Qual o conceito da sua marca?
A GOAT - TRADEMARK é uma marca de roupa de estilo streetwear que só possui artigos cujas edições são todas limitadas e especiais. O nome GOAT surge da expressão inglesa “Greatest Of All Time”, que em português significa “O Melhor de Todos os Tempos”. A marca aposta num preço lowcost. Preço este que é determinante para o segmento onde a marca se revê e se insere, dado o elevado número de marcas concorrentes no mercado e os preços que as mesmas praticam. São pequenos pontos que tornam a GOAT -nTRADEMARK uma marca especial e diferenciadora.
Quais os objetivos e resultados do seu projeto?
Os objetivos do projeto englobam tanto aqueles que defini para a marca como aqueles que considero pessoais. Os objetivos da marca passam por ganhar visibilidade, pela criação de engajamento por parte do meu target, pela venda total do 1.ª artigo e consequente 1.ª edição da marca e pela introdução no mercado. Defini a evolução e o aprofundamento das competências técnicas na área do design de vestuário, na área do têxtil e da produção em serigrafia, projeção de visibilidade e o sonho de ter uma marca, como objetivos pessoais. Penso que consegui cumprir com grande parte deles e até hoje não consigo acreditar no apoio e no feedback que recebi por parte de muita gente.
O que destaca na realização do seu projeto?
O que mais destaco é realmente aquilo que fica evidente aos olhos de toda a gente. O esforço, empenho, dedicação e determinação para alcançar um dos meus objetivos e sonhos que já estava bem vincado na minha cabeça. Destaco também o feedback e força recebidos e claro toda a imagem criada em torno da GOAT - TRADEMARK. Nunca pensei que fosse ter uma adesão como a que tive. Fico muito grato pelo meu e pelo trabalho de todos que se envolveram com este projeto. Aproveito para agradecer a relação de grande amizade e profissionalismo estabelecida com o Atelier Coisa e a todo o apoio que recebi vindo de amigos e de familiares. Creio que para além de todo o trabalho feito, existiu também uma grande força que me impulsionou e me deu motivação para nunca parar de lutar pelo aquilo que me faz verdadeiramente feliz.