É um dos livros emblemáticos de José Saramago e foi o mote para as turmas dos 3.º ano irem até ao Palácio Nacional de Mafra para assistir à peça de teatro sobre a obra Saramaguiana O Ano da Morte de Ricardo Reis. Uma encenação que ficou a cabo da companhia de teatro ÉTER - Produção Cultural.
Para os alunos, a dramatização foi um momento único para compreender melhor o romance de José Saramago. A aluna Marília Machado, do 3.º ano do curso Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, considerou que “a peça foi incrível. Entendi bem a obra, ou pelo menos as ideias chave e é engraçada a forma como Saramago misturou ficção com marcos da História de Portugal". Uma ideia partilhada pelos alunos do 3.º ano de Técnico de Audiovisuais, Martim Machado e Pedro Lima. Para Martim Machado, "Ricardo Reis nunca viu tanta vida como naquela dramatização!". Pedro Lima afirmou que "um sopro de Vidas pairava naquela sala do Palácio Nacional de Mafra".
Depois de assistirem à obra, e de ficarem a "conhecer" mais um pouco de José Saramago, Ricardo Reis, Pessoa e a famosa Lídia das Odes do heterónimo Pessoano, os alunos ficaram ainda a conhecer o Palácio Nacional de Mafra onde se deslumbram com a sua arquitetura, pintura, história e riqueza.
A professora de Português, Paulo Osório, sublinhou que “foi um dia marcado pelo espetáculo do mundo", uma frase repetidas vezes citada ao longo da peça.