A Equipa de Greeners da OFICINA - Escola Profissional marcou presença no projeto de “Voluntariado Jovem", promovido pela Associação YUPI, em parceria com a Associação Famalicão em Transição e a Associação EDUPA (edupa.pt). A iniciativa foi apoiada pelo Pelouro da Juventude do Município de Vila Nova de Famalicão, através do programa Mais Cidadania em Rede.
O projeto incluiu a participação numa sessão de formação inicial em voluntariado ambiental em formato não-formal e em ações práticas de voluntariado local que decorreram durante a pausa letiva de dezembro de 2018. A 1.ª ação de voluntariado decorreu no Rio Pelhe e teve como objetivo fazer a manutenção de um troço de 500 metros do rio. A 2.ª ação, realizada em parceria com a associação ambiental local H2Ave, consistiu na manutenção de uma área reflorestada junto ao Rio Ave. A 3.ª ação, realizada em parceria com a associação Famalicão em Transição e a Junta de Freguesia de Seide, através do projeto Aldeia Circular, teve como finalidade a preparação de um centro comunitário de compostagem com horta biológica pedagógica associada.
Adelino Vieira, aluno do 2.º ano do curso de Técnico de Multimédia, mostrou-se feliz com a iniciativa. “Estas experiências permitiram-me ter uma nova visão sobre a natureza e tudo o que a compõe. Estou mais atento ao que pode estar a prejudicar o ambiente”. Marta Araújo, aluna do 3.º ano do curso de Técnico de Audiovisuais realçou os exercícios de reflexão realizados antes de cada ação. “Gostei muito dos exercícios. Contribuiram para o conhecimento de outros membros do grupo, assim como para uma melhor comunicação entre todos e para um melhor espírito de equipa”. O professor Fernando Félix, coordenador do programa Eco-Escolas da OFICINA, destacou a ligação feita entre os alunos e a natureza. “Achei muito interessante que cada uma das ações de voluntariado fosse iniciada com exercícios de mindfulness, permitindo aos alunos apreciar e saborear a beleza dos espaços naturais que os envolvia e acolhia nestas ações, escutando os sons, sentindo os cheiros, tocando as texturas, partilhando motivações e emoções com os restantes participantes”. Beatriz Estrela, aluna do 2.º ano do curso Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, deu nota dos impactos positivos da natureza no ser humano. “Nas ações onde participei tive o prazer de desfrutar do melhor que a natureza tem para nos ajudar. Nunca tinha parado para ouvir o que me rodeia e nestas ações consegui ouvir o vento, os pássaros, os cães e até a minha própria respiração”.
Gil Pereira, da Yupi, destacou o empenho dos jovens. “Nas ações que decorreram em Famalicão, Riba D'Ave e Seide, os Greeners participantes puderam oferecer o seu tempo e, ao mesmo tempo, experimentar e aprender mais sobre limpeza e monitorização da qualidade ambiental de rios, manutenção de áreas reflorestadas e plantação de árvores e controlo de plantas invasoras.