Não amemos com palavras, mas com obras, foi o lema do projeto de sensibilização para a pobreza dinamizado pela turma do 3.º ano de Técnico de Audiovisuais da OFICINA - Escola Profissional do INA.
A iniciativa foi coordenada pelo professor Ricardo Guimarães no âmbito da disciplina de Área de Integração e ficou marcada por uma exposição de fotografia e vídeo e por uma mostra de objetos alusivos às questões da pobreza. Atividade envolveu toda a comunidade escolar e foi de encontro ao II Dia Mundial do Pobres promovido pelo Papa Francisco.
A aluna Inês Silva, do curso Técnico de Audiovisuais, mostrou-se bastante orgulhosa com o projeto. ”É com um orgulho que participo nesta iniciativa, numa altura em que vemos a pobreza a aumentar. Prova disso são os refugiados, embora nem só de pobreza alimentar este projeto fale. Na exposição também expusemos outros tipos de pobreza como vestuário, alojamento, escolar e cuidados de saúde. Esta foi uma das formas que encontramos para ajudar a despertar a consciência de quem visitou a nossa exposição.”
O professor Ricardo Guimarães mostrou-se agradecido pela turma ter dado vida a este desafio lançado pelo Papa. “É com uma enorme satisfação e um sentimento de felicidade que vejo jovens a tratar tão bem um tema que infelizmente ainda afeta milhões de pessoas por todo o mundo, jovens estes que são o nosso futuro, a nossa esperança de um mundo mais rico em igualdade e generosidade.”