26 alunos da OFICINA - Escola Profissional do INA, em parceria com os três colégios da Companhia de Jesus em Portugal, marcaram presença na peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa. Foram quatro dias em que os alunos da OFICINA palmilharam mais de 70 quilómetros, entre Arraiolos e Vila Viçosa, entre 31 de Outubro e 3 de Novembro.
Foram dias de contemplação e aprendizagem. O objectivo era chegar ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, onde, diante da padroeira de Portugal, no dia 3 de Novembro, “queríamos consagrar as nossas vidas e os nossos colégios”, disse o padre Luís Onofre SJ, responsável pelo gabinete da Pastoral da OFICINA.
A peregrinação vai de encontro ao desafio lançado pelo Papa Francisco para sair do sofá e calçar um par de sapatos, isto é, fazer não só um caminho exterior, mas também interior. O padre Luís Onofre SJ revela que a peregrinação pretendeu ser um momento de encontro de cada jovem consigo mesmo, com o outro e com Deus. “Sabíamos que o caminho é tão importante como a chegada e que caminhamos melhor se levarmos pouca tralha nas mochilas. Por planícies alentejanas, entre rectas e montes, nevoeiro e sol, fomos à procura do que nos falta. Todos os dias, de manhã, começávamos o dia em oração, numa roda gigante. Oração que se prolongava a meio da manhã, com um tempo de caminho em silêncio, e, à tarde, com a oração do terço”. Foram dias de contemplação e de conversas, de aprender a não desistir, e a dar sentido ao sofrimento. E nem as bolhas ou as dores musculares os fizeram parar.