Os alunos Andreia Martins, Nuno Santos e Paulo Reis do curso Técnico de Comunicação/ Marketing, Relações Públicas e Publicidade da OFICINA - Escola Profissional marcaram presença na fase final do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, em Lisboa.
Dois dias em que os jovens da OFICINA debateram o tema da “Igualdade de Género: um debate para tod@s” com mais 126 alunos de todo o país. A OFICINA foi a única escola profissional do país nesta fase final.
O aluno Nuno Santos considerou que este tipo de experiências são fundamentais para desenvolver o espírito de cidadania. “A sociedade civil precisa de jovens empenhados e comprometidos. Estar no parlamento, sentado no lugar dos deputados, fez-me sentir a minha cota-parte de responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais solidária”.
Denise Lima, professora de Área de Integração manifestou o seu entusiasmo por este tipo de iniciativas. “Como sublinhou o deputado Alexandre Quintanilha, esta iniciativa é uma alavanca para formar cidadãos mais participativos, mais imaginativos e mais apaixonados pelos valores e projetos essenciais ligados à construção da sociedade”.
Em declarações ao jornal Público, o investigador Norberto Ribeiro, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto, disse que este tipo de projetos “despertam os [jovens] para assuntos que estão na ordem do dia”.