Os célebres sermões do Padre António Vieira ganharam vida na OFICINA - Escola Profissional no passado dia 17 de Novembro no Auditório Padre António Vieira.
A encenação de partes dos Sermões foi o mote para uma compreensão mais aprofundada da obra que irá ser lecionada durante o ano.
O Padre António Vieira (1608-1697) é um autor chave do Barroco Português, apelidado como o “imperador da língua portuguesa” por Fernando Pessoa. Religioso, filósofo, diplomata e escritor, é também considerado um dos maiores oradores portugueses, mostrando-se contrário à ação da inquisição.
Homem de confiança de D. João IV, defendeu os direitos dos indígenas combatendo a sua exploração e escravização. Defendeu ainda os judeus e a abolição da distinção entre cristãos novos e velhos.
Mal compreendido e alvo de ódios diversos, regressou ao Brasil, onde tinha vivido em criança, e onde faleceu. Entre as suas obras mais célebres contam-se o Sermão de Santo António aos Peixes, o Sermão da Sexagésima ou História do Futuro.