Foram dez dias em que a poesia foi o mote para se celebrar a liberdade e a cidadania ao som de versos de Manuel Alegre. Dez dias em que a OFICINA - Escola Profissional, em parceria com a Câmara de Santo Tirso, promoveu a poesia junto dos mais jovens.
No âmbito da iniciativa “Poesia Livre”, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, a edição deste ano definiu o tema “E o grito se fez verbo”, visando promover uma reflexão sobre a cidadania e as migrações. Assim, a organização decidiu homenagear o poeta e cidadão Manuel Alegre, cujo percurso artístico e público testemunham o tema proposto.
Na OFICINA, as comemorações contaram com uma palestra subordinada à temática “Igualdade de género”, orientada pela Professora Raquel Osório, e uma exposição de fotografia com o título Civitas, constituída por trabalhos realizados pelos alunos do primeiro ano. Houve ainda tempo momentos de declamação de poesia.
Beatriz Alves, aluna do 2.º ano do curso de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade e uma das declamadoras mostrou-se muito feliz com esta semana. “Foi uma semana em que as palavras nos chegaram de outra forma, mais intensa, mais profunda. Foi uma semana em que levamos aos nossos colegas os versos de Manuel Alegre levando-os a pensar como a poesia pode mudar o rumo das nossas vidas.”