O arranque da Maratona BGREEN na OFICINA – Escola Profissional ficou marcado pela participação de todos os alunos da escola no projeto das 25 mil árvores de Vila Nova de Famalicão.
A maratona BGREEN iniciou com um workshop, promovido pelo professor José Luís Dias sobre: como criar um spot de vídeo. Este workshop tinha como principal objetivo dar dicas sobre este tema e também fomentar a criatividade dos alunos.
Na segunda parte da manhã, foi lançado o desafio à comunidade educativa (alunos e educadores) da Oficina de plantar 450 árvores, contribuindo assim para a iniciativa das 25 mil árvores a atingir até 2025, lançada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. O objetivo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão passa por reabilitar, aproximadamente, 25 hectares do território concelhio através da plantação de 25 mil árvores e arbustos nativos da região em áreas urbanas, espaços rurais, ao longo das linhas de água e em montes e serras. O projeto será concretizado nos próximos nove anos.
Sofia Mendes, coordenadora do BGREEN, considerou que “o simbolismo associado à plantação de uma árvore enquadra-se perfeitamente no tema deste ano, um gesto nosso que terá impacto no futuro de todos.”
Sob o mote The Glocal Effect: local actions, global future, a maratona da sétima edição promove o planeamento, realização e finalização de um projeto, neste caso, de um spot de vídeo sobre o ambiente.
“À semelhança das outras edições, esta edição desafia-nos a ser mais interventivos, a não ficar indiferente aos problemas ambientais. Nesse sentido, a plantação de uma árvore vai de encontro ao desafio lançado”, disse Diana Caldas, aluna do curso de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade.