Cinco dias, cinco turmas, um Dia de Reflexão em que o centro é o outro. Foi este o mote dos cinco Dias de Reflexão promovidos pela OFICINA – Escola Profissional junto dos mais idosos.
Todos os anos, os alunos do 12.º ano são desafiados a um dia de voluntariado com idosos e crianças. Este ano não foi exceção, e depois de uma manhã de reflexão em torno do tema da compaixão, os alunos puderam colocar em prática pequenos gestos de solidariedade.
Denise Lima, coordenadora da atividade, diz que este tipo de iniciativas tem sido marcante na formação dos mais jovens. “A nossa abordagem na educação é inaciana, não se fica apenas pelo plano conceptual, mas valoriza a complementaridade entre a reflexão e a ação. Este ano quisemos que os nossos alunos repensassem a questão da solidariedade a um ponto mais profundo: a compaixão. Hoje em dia assistimos a uma solidariedade sazonal, como se ela fosse mais um produto. É essa forma de estar que queremos inverter, chamado a atenção para atos de compaixão diários”.
Uma ideia partilhada por Alexandre Alves, aluno do 12.º ano do curso de Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade. “Este dia realinhou os nossos valores, a forma como estamos no mundo. Esta nova forma de ver a realidade, permitiu que durante a tarde tivéssemos um olhar amigo, cuidador e próximo para com as pessoas que já não têm ninguém próximo. E essa oportunidade devemo-la à OFICINA”.
O trabalho de voluntariado passou pelo Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Brufe, pelo Lar S. João de Deus e Creche Mãe e contou com a participação dos cursos Técnico de Audiovisual, Multimédia, Desenho Digital 3D e Programação e Sistemas Informáticos.