Não foi um dia sem castanhas, sumos, bolos e o tradicional sol de São Martinho. Mas os momentos principais da Feirinha de São Martinho, realizada pela turma do 1.º ano de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade da OFICINA – Escola Profissional, não deixaram de tocar a vida e o gesto do santo.
A lenda de São Martinho é um exemplo clássico de solidariedade. Martinho de Tours foi um militar, monge, bispo e santo católico, que nasceu em 316. Conta a lenda que um certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Daí provem a lenda do sol de São Martinho.
Foi a partir deste gesto de São Martinho que os alunos do 1.º ano de Comunicação e Marketing sensibilizaram os mais jovens para atos de solidariedade para a época de Natal que se aproxima. “O desafio é simples: semear gestos que provoquem alegria noutras pessoas, desde um olhar cuidadoso à partilha de uma camisola. Temos que olhar para as lendas, para os exemplos, de uma forma mais profunda. São pontos de referência que nos convidam a mudar de atitude”, diz a aluna Beatriz Freitas.
A incitava contou com a adesão da comunidade educativa e para o professor Ricardo Guimarães, responsável pela atividade, estes são momentos em que o fundamental não é apenas celebrar. “Temos de olhar a vida de uma forma diferente. Se não aproveitamos estes espaços para repensar as nossas práticas, então isso quer dizer que o nosso olhar continua indiferente aos problemas que afetam o mundo”.