O que é a Europa? O que é o Parlamento Europeu? E o Conselho Europeu? Foram estas e outras questões que estiveram no centro da disciplina de Área de Integração da OFICINA – Escola Profissional. Duas semanas em que os alunos da OFICINA debateram, aprofundaram e deram a conhecer as instituições europeias.
A iniciativa, lançada pela professora Denise Lima, partiu da necessidade de os alunos estarem mais conscientes das implicações do que é estar integrado na União Europeia (UE). “Hoje somos mais do que portugueses, somos cidadãos europeus. Estamos inseridos numa organização política, social e económica que quer queiramos quer não tem implicações profundas na nossa vida. Nesse sentido, o trabalho que desenvolvi com os alunos, passou por sensibiliza-los para a necessidade de estarem mais conscientes da organização da UE. Eles aderiram muito bem ao desafio”.
Depois de um trabalho de investigação, os alunos foram desafiados a elaborar conteúdos em formato gráfico e Audiovisual sobre a UE. Francisco Torres, aluno do curso Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, confessa que, no início, o trabalho se mostrou complicado. “A maior parte dos jovens, pelo menos entre os 15 e os 18 anos, não está consciente da relevância que a UE tem nas nossas vidas, muito menos do que é Banco Central Europeu ou o Tribunal de Justiça da União Europeia. O que é um erro. O conjunto de trabalhos que desenvolvemos revelou-se num momento crucial para podermos aprofundar o nosso conhecimento sobre a UE, mas também para criar algum pensamento crítico sobre as práticas da UE”.
Os trabalhos serão apresentados à comunidade escolar, contribuindo não nó para um maior conhecimento da UE, mas também para potenciar a integração na UE.