A OFICINA – Escola Profissional lançou, no âmbito do programa Erasmus+, uma Web TV em parceria com quatro escolas da Alemanha, República Checa, França e Islândia. Inserida num conjunto de mobilidades contemplado no programa, os alunos da OFICINA tiveram a oportunidade de ir a Reiquejavique, na Islândia, onde, em grupos internacionais, avaliaram as atividades já conseguidas, efetuaram várias produções vídeo para a Web TV e decidiram sobre o futuro do projeto.
Desta forma, e à semelhança de mobilidades anteriores, durante uma semana, os alunos das cincos escolas puderam partilhar a visão que tem da escola, aprofundar a interculturalidade e potenciar, através da produção de conteúdos audiovisuais, a integração europeia.
Rui Pereira, professor de Inglês e coordenador do projeto, considera que este tipo de iniciativas promove a integração europeia para lá do nível económico. “A Europa não pode ser considerada apenas na dimensão económica. É cultura, tradição, o modo como cada povo vive. Nesse sentido, este projeto permite aos alunos aprofundar a dimensão pluricultural da Europa. É esse aprofundamento que nos permite ser mais solidários e mais integradores”.
A ida à Islândia não podia deixar de contemplar uma visita às piscinas naturais de água quente, às cascatas e aos gêiseres. Francisco Torres, aluno do curso de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, destaca que o projeto Erasmus+ foi um dos maiores desafios lançado pela OFICINA. “Quando vim para esta escola, nunca pensei que isto seria possível, passar dois anos da minha vida num projeto que nos permite conhecer outros países, outras formas de pensar e ao mesmo tempo contribuir para que haja mais pontes entre os povos europeus. Sinto um grande orgulho em fazer parte deste projeto e estar numa escola que se destaca pela inovação, empreendedorismo e espírito europeu”, disse.