Não foi um regresso aos bancos da escola, mas um reviver do que é essencial na educação: ajudar cada jovem a desenvolver-se pessoalmente e profissionalmente. Um dia em que os educadores da OFICINA – Escola Profissional, aprofundaram as suas competências no campo das relações humanas e da pedagogia inaciana.
Sob a orientação do padre Vasco Pinto de Magalhães, s.j. o workshop incidiu sobre os quatro pilares da pedagogia inaciana (finalidade, equilíbrio, liberdade e crescimento). Para o autor de Pensar a Vida é fundamental que cada professor desperte no aluno um objetivo de vida, um caminho a percorrer. Sem isso, o processo de crescimento fica débil à partida e incapaz de formar pessoas para a vida adulta.
Em linha com a pedagogia inaciana, a formação permitiu que cada professor aprofundasse a própria finalidade da educação, nomeadamente, quanto à necessidade de termos uma educação que humanize cada pessoa, em vez de a tornar mais uma peça do sistema económico.
A professora Denise Lima salientou o quão importante é voltarmos a pôr em cima da mesa o papel da educação na vida de uma pessoa. “A educação permite que cada aluno se humanize, cresça pessoalmente e profissionalmente. Se torne uma pessoa ativa, atenta e interventiva na sociedade em que está inserida”, disse.