É com enorme orgulho que a OFICINA – Escola Profissional anuncia a conquista, pelo 14.º ano consecutivo, do Galardão Eco-Escola, atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), em reconhecimento do trabalho desenvolvido na promoção da sustentabilidade e da educação ambiental.
A escola foi ainda distinguida com o Reconhecimento de Excelência pela ABAAE, um marco que reforça a qualidade, consistência e impacto do trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
Esta distinção valida o empenho de toda a comunidade educativa na implementação de projetos e atividades que reforçam o compromisso da escola com a defesa da Casa Comum.
Entre as várias iniciativas, destaca-se o Bgreen – Ecological Film Festival, projeto âncora da escola, que mobiliza alunos e professores na criação de spots de vídeo com mensagem ecológica e social, promovendo a reflexão crítica e a sensibilização para os desafios ambientais da atualidade. Através deste projeto, a escola tem levado a sua mensagem além-fronteiras, envolvendo comunidades locais e internacionais.
No âmbito do Plano de Ação da Eco-Escola, foram realizadas diversas atividades, com destaque para:
- Resíduos e Economia Circular – campanhas de sensibilização para a correta separação e reciclagem, participação em programas como a Geração Depositrão e reforço da recolha seletiva através da instalação de ecopontos em diferentes espaços da escola.
- Água – auditorias internas para a deteção de desperdícios, colocação de sinalética de sensibilização e ações de consciencialização sobre o consumo responsável.
- Energia – implementação de boas práticas de eficiência energética, renovação da sinalética para promoção de hábitos sustentáveis e participação na Corrida dos Carrinhos Solares, dinamizada pela Agência de Energia do Porto.
- Biodiversidade e Espaços Exteriores – dinamização de projetos de valorização ambiental e participação no concurso Biodiversidade na Minha Escola, no qual a OFICINA conquistou o 3.º lugar.
A escola esteve também representada em diferentes concursos e iniciativas, entre os quais: O Mar Começa Aqui; Geração Depositrão; Rota Concelhia de Ação pelo Clima, promovida pelo Município de Santo Tirso.
O coordenador do programa Eco-Escola, professor Fernando Félix, sublinha: “Renovar o Galardão é fruto do trabalho e empenho de todos. Há catorze anos que trabalhamos e procuramos promover a mudança de hábitos nos nossos alunos, através das nossas ações e do nosso compromisso para com a Casa Comum. A escola tem-se revelado o contexto privilegiado para gerar essas mudanças”, afirma o professor.
A OFICINA destaca ainda o trabalho de parceria com os Municípios de Santo Tirso e de Vila Nova de Famalicão, deixando um agradecimento especial ao Município de Santo Tirso pelo apoio constante às iniciativas da escola.
Um agradecimento é também dirigido a todos os outros parceiros e membros do Conselho Eco-Escola, ao Conselho de Delegados, à Associação de Pais, à Resinorte, às Águas do Norte e à AFeTRA – Associação Famalicão em Transição, cuja colaboração tem sido fundamental para o sucesso das atividades desenvolvidas