• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página inicial Notícias OFICINA participa em projeto de Voluntariado Jovem da YUPI

OFICINA participa em projeto de Voluntariado Jovem da YUPI

oficina participa em projeto de voluntariado jovem da yupi

A Equipa de Greeners da OFICINA - Escola Profissional marcou presença no projeto de “Voluntariado Jovem", promovido pela Associação YUPI, em parceria com a Associação Famalicão em Transição e a Associação EDUPA (edupa.pt). A iniciativa foi apoiada pelo Pelouro da Juventude do Município de Vila Nova de Famalicão, através do programa Mais Cidadania em Rede.

O projeto incluiu a participação numa sessão de formação inicial em voluntariado ambiental em formato não-formal e em ações práticas de voluntariado local que decorreram durante a pausa letiva de dezembro de 2018. A 1.ª ação de voluntariado decorreu no Rio Pelhe e teve como objetivo fazer a manutenção de um troço de 500 metros do rio. A 2.ª ação, realizada em parceria com a associação ambiental local H2Ave, consistiu na manutenção de uma área reflorestada junto ao Rio Ave. A 3.ª ação, realizada em parceria com a associação Famalicão em Transição e a Junta de Freguesia de Seide, através do projeto Aldeia Circular, teve como finalidade a preparação de um centro comunitário de compostagem com horta biológica pedagógica associada.

Adelino Vieira, aluno do 2.º ano do curso de Técnico de Multimédia, mostrou-se feliz com a iniciativa. “Estas experiências permitiram-me ter uma nova visão sobre a natureza e tudo o que a compõe. Estou mais atento ao que pode estar a prejudicar o ambiente”. Marta Araújo, aluna do 3.º ano do curso de Técnico de Audiovisuais realçou os exercícios de reflexão realizados antes de cada ação. “Gostei muito dos exercícios. Contribuiram para o conhecimento de outros membros do grupo, assim como para uma melhor comunicação entre todos e para um melhor espírito de equipa”. O professor Fernando Félix, coordenador do programa Eco-Escolas da OFICINA, destacou a ligação feita entre os alunos e a natureza. “Achei muito interessante que cada uma das ações de voluntariado fosse iniciada com exercícios de mindfulness, permitindo aos alunos apreciar e saborear a beleza dos espaços naturais que os envolvia e acolhia nestas ações, escutando os sons, sentindo os cheiros, tocando as texturas, partilhando motivações e emoções com os restantes participantes”. Beatriz Estrela, aluna do 2.º ano do curso Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, deu nota dos impactos positivos da natureza no ser humano. “Nas ações onde participei tive o prazer de desfrutar do melhor que a natureza tem para nos ajudar. Nunca tinha parado para ouvir o que me rodeia e nestas ações consegui ouvir o vento, os pássaros, os cães e até a minha própria respiração”.

Gil Pereira, da Yupi, destacou o empenho dos jovens. “Nas ações que decorreram em Famalicão, Riba D'Ave e Seide, os Greeners participantes puderam oferecer o seu tempo e, ao mesmo tempo, experimentar e aprender mais sobre limpeza e monitorização da qualidade ambiental de rios, manutenção de áreas reflorestadas e plantação de árvores e controlo de plantas invasoras.

AddThis Social Bookmark Button

Actualizado em Sexta, 18 Janeiro 2019 10:31  

Festival bgreen

bgreen logo

oracao da manha

Erasmus +

erasmus ensino profissional

Gestão Escolar

oficinabox

Calendário escolar

oficina-calendario-escolar

Serviços Técnicos

oficina-servicos-tecnicos

PLATAFORMA EDUCATIVA

Plataforma Educativa DOKEOS

Incubadora

oficina-startup-logo-destaque-site

Projeto Educativo Reg. Interno

capa-projeto-educativo-oficina-banner

FAZEMOS PARTE

OFICINA é uma Eco-Escola