• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página inicial Notícias Colégio das Caldinhas participa na IV Assembleia Social Inaciana

Colégio das Caldinhas participa na IV Assembleia Social Inaciana

asi

Sob a tónica do tema da Reconciliação, reconciliação com Deus e com o próprio “eu”, uns com os outros, e com a Criação, decorreu, entre 16 e 17 de março, a IV Assembleia Social Inaciana (ASI) na Casa de Retiros do Seminário de Almada. Dois dias em que, a par do tema da reconciliação, as questões do ambiente, das migrações e do apoio social estiveram em cima da mesa.

Na sua mensagem de abertura, o P. José Frazão sj, Provincial dos Jesuítas em Portugal, apelou para uma unificação entre vida e missão de cada obra da Companhia de Jesus. Para o Provincial, “se a vida espiritual não desaguasse em missão, seria uma vida estática, estéril, autorreferenciada em si mesmo”. Um desafio que serviu para renovar o “sentido de corpo” da Companhia de Jesus.

Todos os anos, as ASI têm sido um momento de encontro, de partilha de experiências, de convívio e de renovação do “sentido da missão”. Nesta 4.ª edição, a ASI deu especial ênfase às questões ambientais e ao tema das migrações. O P. Xavier Jerayaj sj, coordenador do Secretariado para a Justiça Social e Ecologia da Companhia de Jesus a nível mundial, deu nota dos impactos negativos do desenvolvimento económico junto das comunidades indígenas na América Latina, África e Índia. Por sua vez, o coordenador do setor social em Espanha, P. Alberto Ares sj, destacou como questões importantes nos dias de hoje a urgência no apoio aos migrantes, os novos desafios que são colocados à Europa e ao Mundo, e as migrações por razões ambientais.

O setor social dos jesuítas em Portugal engloba várias áreas de intervenção, desde as paróquias, passando pelas instituições sociais até aos colégios. Com mais de 90 participantes, a ASI foi, não só um momento de reflexão e análise dos grandes problemas sociais e ambientais que atravessam Portugal e o Mundo, mas também um momento de definição dos novos eixos de ação da Companhia de Jesus para os próximos anos. O Colégio das Caldinhas fez-se representar pelas assistentes sociais Marisa Freitas e Maria Amorim bem como pelo professor Ricardo Barros da OFICINA - Escola Profissional do INA.

AddThis Social Bookmark Button

Actualizado em Segunda, 26 Março 2018 16:16  

Festival bgreen

bgreen logo

Gestão Escolar

oficinabox

Calendário escolar

oficina-calendario-escolar

Serviços Técnicos

oficina-servicos-tecnicos

PLATAFORMA EDUCATIVA

Plataforma Educativa DOKEOS

Incubadora

oficina-startup-logo-destaque-site

Projeto Educativo Reg. Interno

capa-projeto-educativo-oficina-banner

FAZEMOS PARTE

OFICINA é uma Eco-Escola