• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página inicial Notícias OFICINA participa no Seminário Jovens Repórteres para o Ambiente

OFICINA participa no Seminário Jovens Repórteres para o Ambiente

oficina participa no seminario jovens reporteres para o ambiente

A OFICINA - Escola Profissional marcou presença no Seminário Nacional dos Jovens Repórteres para o Ambiente, que decorreu em Mafra nos dias 10 e 11 de novembro.

O evento reuniu mais de 150 professores e alunos, num encontro cujo principal objetivo foi estimular nos jovens o interesse pela investigação jornalística em matéria de ambiente, bem como a sua comunicação em formato de reportagens escritas, fotográficas ou vídeo.

Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa internacional de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável presente em 35 países. É coordenado a nível internacional pela Foundation for Environmental Education e a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa.  Portugal envolve atualmente neste programa mais de 150 escolas. Destina-se a jovens entre os 11 e os 21 anos, que podem participar integrados num grupo escola ou como freelancers.

O Seminário Nacional dos JRA decorreu este ano em Mafra, com o apoio da Câmara Municipal e reuniu jovens estudantes e professores, provenientes de várias regiões de Portugal num encontro que ofereceu dois dias de formação a todos.

No primeiro dia de manhã, depois das boas vindas, os jovens repórteres e professores, divididos em grupos, puderam ver as melhores vídeo-reportagens premiadas no ano passado e aprender algumas dicas sobre reportagem escrita, com a jornalista Vera Novais, do Observador, e os truques e segredos da reportagem fotográfica, com o responsável pela empresa Filmideia, Nuno Vieira. A tarde deste primeiro dia foi preenchida com uma experiência de campo, onde os jovens e professores estiveram a aprender com os monitores mais velhos a colocar a metodologia em prática. Estiveram envolvidos investigar diversos tópicos relevantes, como a Reserva Mundial de Surf , o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, passando pelo futuro centro de educação ambiental em Ribeira de Ilhas, pela central de triagem e tratamento de resíduos, a Tratolixo, e ainda pelo Convento de Mafra  e Jardins do Cerco. Este trabalho teve como principal objetivo aperfeiçoar as competências dos professores e jovens presentes em termos na metodologia de trabalho própria dos JRA, motivando-os para o trabalho a desenvolver ao longo do ano na sua região.

O segundo dia ficou marcada pela apresentação dos trabalhos realizados pelos diferentes grupos. No final do segundo dia foi realizada uma atividade integrada nos Global Action Days, com a participação de todos no gesto simbólico de plantar uma espécie autóctone no Jardim do Cerco.

A OFICINA fez-se representar por quatro dos seus Jovens Repórteres para o Ambiente, os alunos Marta Araújo, Nelson Guedes, Beatriz Machado e Bruno de Sousa, acompanhados pelo professor Fernando Félix, coordenador dos JRA na OFICINA, para quem este Seminário permitiu conhecer e aprofundar a metodologia que carateriza este programa, colocando-a imediatamente prática através dos trabalhos realizados. “Foi uma experiência enriquecedora tanto a nível profissional como pessoal, pois tive a oportunidade de conhecer alguns dos espaços com mais história de Portugal, o convento de Mafra, e realizar uma reportagem sobre o importante Jardim do Cerco”, considerou a equipa do JRA na OFICINA. 

AddThis Social Bookmark Button

 

Festival bgreen

bgreen logo

Gestão Escolar

oficinabox

Calendário escolar

oficina-calendario-escolar

Serviços Técnicos

oficina-servicos-tecnicos

PLATAFORMA EDUCATIVA

Plataforma Educativa DOKEOS

Incubadora

oficina-startup-logo-destaque-site

Projeto Educativo Reg. Interno

capa-projeto-educativo-oficina-banner

FAZEMOS PARTE

OFICINA é uma Eco-Escola