• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página inicial Notícias Aluno da OFICINA apresenta startup na Web Summit

Aluno da OFICINA apresenta startup na Web Summit

Depois de concluir o Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos na OFICINA – Escola Profissional do INA em julho passado, o Daniel Fernandes apresentou o seu novo projeto, a plataforma Swonkie, no maior evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa, a Web Summit, que decorreu em Lisboa. Juntamente com o seu sócio, João Cortinhas, o Daniel marcou presença como a única startup com uma plataforma de gestão de redes sociais presente na Web Summit.

Com três anos de formação na OFICINA, o Daniel recorda que este momento não teria sido possível sem a passagem por esta escola. “A OFICINA foi a chave do sucesso, o caminho que me permitiu crescer pessoalmente e profissionalmente. É uma escola que aposta forte nestes dois eixos: formar jovens que sejam capazes de trabalhar ativamente na promoção do bem comum de forma profissional, humana e justa. A presença no Web Summit foi o culminar de um processo de formação que aposta na inovação e no empreendedorismo”.

Miguel Sá Carneiro, diretor pedagógico da OFICINA, felicita o percurso do jovem, considerando que a escola tudo faz para que os jovens possam desenvolver as suas competências pessoais e profissionais. “A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, a par da Formação Integral, representa uma abordagem pedagógica que coloca o aluno no centro da aprendizagem, e o desenvolvimento de competências para o séc. XXI, como o empreendedorismo, como foco da formação. O Daniel expressa as qualidades de todos os que aproveitam bem as oportunidades que este modelo educativo e de formação oferece”.

A Swonkie – apoiada pelo Famalicão Made In, através do seu Gabinete de Apoio ao Empreendedor, com o qual o OFICINA tem parceria no âmbito da OFICINA STARTUP - é uma plataforma de gestão de redes sociais onde bloggers, agências gestoras de redes sociais e Marcas conseguem potenciar e otimizar a produção de conteúdos, partilhando-os em segundos por todas as suas redes sociais, criando maior interação com os seguidores. 

A OFICINA é uma escola profissional da Companhia de Jesus integrada no complexo educativo do Colégio das Caldinhas. Dedicada às áreas da Comunicação/Marketing, Audiovisuais, Multimédia, Desenho Digital 3D e Programação e Sistemas Informáticos, tem-se destacado no panorama regional e nacional pela inovação, empreendedorismo e pela preparação técnica dos seus alunos.

 

TRÊS PERGUNTAS A DANIEL FERNANDES 

Daniel Fernandes tem 18 alunos e é técnico programador. Formou-se em Programação e Gestão de Sistemas Informáticos na OFICINA – Escola Profissional do INA. Depois da aventura no Web Summit em Lisboa, Daniel voltou à escola para recordar o percurso pela OFICINA.

Como foi o percurso pela OFICINA?

Foi ótimo. Foi a melhor escola em que já estive. Claro que todas nos marcam, mas a OFICINA é diferente, todas as relações são diferentes, professores, alunos e prefeitos, todos se tratam de maneira diferente do habitual. Existe uma grande proximidade entre alunos e professores, o que permite que os alunos gostem de aprender. Tenho a certeza de que sairão da Oficina bons profissionais, versáteis e competentes.  Se eu tivesse que recomendar uma escola a um jovem que esteja a chegar ao 10.º, certamente que recomendaria a OFICINA, não só pelo ambiente de proximidade que se vive na escola, quase uma família, mas também pela preparação técnica e pessoal dos alunos.

Que mensagem deixa aos jovens que estão a chegar ao 10.º?

Para todos os jovens que queiram apostar em áreas tecnológicas, que considero uma das melhores áreas (não porque trabalho nela, mas porque é talvez a área mais “in” no momento) penso que este é um caminho em que devem apostar.  Hoje em dia a tecnologia evolui muito rápido e tem cada vez mais espaço nas nossas vidas. A tecnologia é feita para resolver problemas. Todos os dias surgem ideias e novas oportunidades de emprego. Qualquer um que tenha conhecimentos na área pode criar o seu próprio negócio, com esforço e dedicação. Para aqueles que querem ser programadores, é muito importante a capacidade de trabalho, a resiliência e o saber fazer bem. Se temos um sonho é preciso correr atrás dele. Um programador nunca está completo, pois estão sempre a surgir coisas novas. E para isso é preciso estar sempre a par do que está a acontecer na nossa área. Se surgir uma oportunidade e estivermos preparados, será mais fácil. Claro que por vezes, surgirá o desânimo. Para lançar um negócio online, é preciso persistência e cair na graça dos utilizadores.

Em que áreas devemos apostar ao nível da programação?

É muito relativo o que está a dar na programação, cada programador tem as suas preferências dentro das suas áreas ou linguagens, mas o que está a dar nas áreas tecnológicas, há já alguns anos, são, sem dúvida, as redes sociais, as plataformas que permitem a comunicação com o outro.

Fora das redes sociais, tudo o que seja inovador e resolva algum problema é sempre bem aceite. Todos querem ter o seu trabalho simplificado. Por exemplo, a Swonkie faz isso ao simplificar todo o trabalho de um blogger desde a elaboração de uma publicação até à análise do impacto do post. Como é um produto que vem resolver ou ajudar na otimização das tarefas diárias de um cliente específico, os bloggers, estamos bastantes confiantes na usabilidade e sucesso da nossa plataforma.

 

Ricardo Barros
Gabinete de Comunicação da Oficina

AddThis Social Bookmark Button

Actualizado em Quarta, 30 Novembro 2016 17:29  

TEMPO

  23.08.2017 Wetter Ostsee

Gestão Escolar

oficinabox

Calendário escolar

oficina-calendario-escolar

Serviços Técnicos

oficina-servicos-tecnicos

PLATAFORMA EDUCATIVA

Plataforma Educativa DOKEOS

Incubadora

oficina-startup-logo-destaque-site

Projeto Educativo Reg. Interno

capa-projeto-educativo-oficina-banner

FAZEMOS PARTE

OFICINA é uma Eco-Escola