• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página inicial Notícias OFICINA promove boas práticas ambientais juntos dos mais jovens

OFICINA promove boas práticas ambientais juntos dos mais jovens

Durante uma semana, os alunos do 2.º ano do curso Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade e do curso Técnico de Audiovisuais da OFICINA – Escola Profissional, promoveram um conjunto de atividades de sensibilização ambiental junto dos alunos do 2.º, 4.º e 7.º ano do Instituto Nun'Alvres. Cinco dias, cinco aventuras ambientais.  

O primeiro dia não contou com a presença do Harry Potter, mas os resultados foram verdadeiramente mágicos. Sob o mote Atreve-te a ser Jardineiro, os pequenos artistas plantaram mais de trinta tulipas em pequenos vasos que levaram para casa para poder cuidar ao longo do ano.

Se o Harry Potter não apareceu no primeiro dia para dar uma mãozinha aos mais novos, os dias seguintes foram recheados de aventura. Primeiro, o projeto Reciclar a Brincar, uma campanha bem-disposta sobre os temas ambientais. A iniciativa pretendeu fomentar nos jovens, através da dimensão lúdica, a responsabilidade ambiental. Através da construção de pequenos ecopontos, os jovens puderam dar asas à imaginação e colorir os ecopontos de verde, amarelo e azul. Depois de colorir os ecopontos, o desafio passou por saber separar o lixo. Os que responderam corretamente às questões, receberam um diploma de certificação ambiental e o respetivo autocolante de super-herói ambiental.

A semana continuou com a Caça ao Tesouro. Um dia que requereu capacidades apuradas por parte dos mais jovens. Para conseguirem conquistar o Tesouro, um baú de chocolates, os mais novos tiveram que responder acertadamente a um conjunto de perguntas sobre o ambiente. No final, os grandes vencedores partilharam o tesouro com os amigos.

Já perto do final da semana, os alunos foram desafiados a criar uma personagem alusiva ao Halloween. A ideia partiu da iniciativa Reciclar para Criar que pretendeu fomentar nos mais pequenos a capacidade de dar nova vida a coisas que aparentemente já não são úteis. João Pinheiro, um dos alunos organizadores desta semana ambiental, afirmou que “estas atividades devem existir cada vez mais, porque para além de sensibilizarem os alunos para assuntos de extrema importância, desenvolvem também capacidades criativas que são fundamentais para uma boa formação de um cidadão”.

E a semana terminou com o Quem quer ser milionário ambiental. O jogo permitiu que os alunos pudessem aprofundar a sua literacia ao nível ambiental. O conjunto de atividade foi coordenado pela professora Alexandra Santos, que desafiou os alunos da OFICINA a trabalharem o tema do Homem-Natureza - Uma Relação Sustentável com os alunos mais jovens do Colégio das Caldinhas.

AddThis Social Bookmark Button

Actualizado em Terça, 01 Novembro 2016 10:27  

TEMPO

  20.10.2017 Wetter Ostsee

Gestão Escolar

oficinabox

Calendário escolar

oficina-calendario-escolar

Serviços Técnicos

oficina-servicos-tecnicos

PLATAFORMA EDUCATIVA

Plataforma Educativa DOKEOS

Incubadora

oficina-startup-logo-destaque-site

Projeto Educativo Reg. Interno

capa-projeto-educativo-oficina-banner

FAZEMOS PARTE

OFICINA é uma Eco-Escola