• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página inicial Notícias Filmar é filosofar com imagens

Filmar é filosofar com imagens

filmar filosofar com imagens

Uma equipa de alunos da OFICINA – Escola Profissional do INA foram convidados, pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa de Braga, para realizar a cobertura audiovisual do Dia Mundial da Filosofia.

Ao abrigo do protocolo estabelecido com a Universidade Católica de Braga, os alunos puderam aprofundar os seus conhecimentos no campo do audiovisual.

Renata Almeida, aluna do curso Técnico de Audiovisuais, não tem dúvidas que esta atividade teve implicações muito positivas na sua formação. “Aprendemos a reconhecer o espaço, as pessoas envolvidas e o processo de uma conferência. Se hoje celebramos o Dia Mundial da Filosofia, durante a cobertura do evento perguntei-me se filmar não é ato filosófico. Quando pensamos em cineastas como Bergman, não podemos deixar de pensar como filosofia e cinema estão imbricados. São duas formas de questionar e construir uma dimensão subjetiva do mundo”.

A OFICINA tem uma participação ativa neste tipo de iniciativas, através da realização da cobertura audiovisual, possibilitando aos seus alunos um contacto direto e permanente com o mundo do trabalho. Para além da formação técnica, a escola pretende ainda que os alunos aprofundem o seu sentido crítico acerca do papel dos meios de comunicação social na visão do mundo. Para a prefeita Marta Santos, técnica de audiovisual, e que acompanhou os alunos nesta iniciativa, é importante que os alunos incorporem além das técnicas, uma ética fílmica. “Podemos filmar tudo, mas nem tudo importa. Temos de mostrar o que estamos a ver, ser colocar em causa a dignidade da pessoa”.

AddThis Social Bookmark Button

Actualizado em Quarta, 09 Dezembro 2015 10:57  

Festival bgreen

bgreen logo

oracao da manha

Erasmus +

erasmus ensino profissional

Gestão Escolar

oficinabox

Calendário escolar

oficina-calendario-escolar

Serviços Técnicos

oficina-servicos-tecnicos

PLATAFORMA EDUCATIVA

Plataforma Educativa DOKEOS

Incubadora

oficina-startup-logo-destaque-site

Projeto Educativo Reg. Interno

capa-projeto-educativo-oficina-banner

FAZEMOS PARTE

OFICINA é uma Eco-Escola