Mais do que marketing, a Igreja tem-se adaptado às novas formas de comunicar da sociedade atual. Foi esta a grande conclusão da palestra Terá a Igreja um Marketing? com António Valério, sj, Secretário Nacional do Apostolado da Oração, inserida nas palestras TALK TO ME da OFICINA – Escola Profissional do INA.
Do papel ao mobile, passando pela rádio e pela televisão, a Igreja Católica tem acompanhado os novos mecanismos de comunicação. Nesse sentido, para António Valério mais do que marketing, o que importa ressaltar é a forma como a Igreja vai ao encontro das pessoas. Se na Idade Média, os vitrais eram uma forma de comunicação, hoje as aplicações como Passo a Rezar e Click to Pray respondem à forma como as pessoas vivem hoje a Fé.
António Valério apresentou as linhas de orientação destes dois projetos, desde a missão até ao planeamento de comunicação. O Secretário Nacional do Apostolado da Oração sublinhou que o mais importante não são os meios em si, mas a mensagem o fundamento das mensagens que se transmite.
António Valério apresentou, ainda, o Vídeo do Papa, um canal do youtube em que próprio Papa Francisco convida, todos os meses, os homens e mulheres do mundo inteiro a unirem-se às suas intenções pelos desafios da humanidade.