• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página inicial Empreendedorismo

Empreendedorismo

oficina empreendedorismo


OFICINA - Uma Escola Empreendedora

O empreendedorismo é uma competência essencial, considerando que empreender engloba uma componente ativa e uma componente passiva, podendo este conceito ser entendido como uma propensão para inovar mas também como a capacidade para acolher e desenvolver a inovação proveniente de fatores externos. Inclui acolher a mudança, assumir responsabilidades pelas próprias ações, a formulação de objetivos e a tentativa do seu cumprimento e a vontade e motivação para o sucesso.


Educar para competências

As capacidades reconhecidas na competência do empreendedorismo são: Planear, organizar, analisar, comunicar, implementar, redigir, avaliar e memorizar; Desenvolver projetos e respetiva implementação; Trabalhar cooperativamente em equipa e com flexibilidade; Identificar em termos pessoais as áreas fortes e fracas; Agir proativamente e responder positivamente a mudanças; Assumir riscos.

As principais atitudes para o desenvolvimento desta competência são : Mostrar iniciativa; Vontade de mudança e de inovação; Identificação de áreas para demonstrar todo o potencial empreendedor.


programas e concursos de empreendedorismo (famalicão empreende)

Concurso de Atos Empreendedores X-ATO

Programa suspenso no ano letivo 2016/2017.

O concurso decorre entre 26 de novembro de 2015 e 26 de fevereiro de 2016 no âmbito das atividades educativas e de promoção do empreendedorismo levadas a cabo durante o ano letivo.

Sob desafio da autarquia, os grupos de alunos do 12º ano de escolas do concelho desenvolvem ideias e desafiam empresas do universo Famalicão Made IN a praticarem Atos Empreendedores Solidários, resultantes das ideias por si propostas, com um orçamento inferior a 2000 euros, a favor de entidades de economia social, grupos informais, famílias ou indivíduos.
Formulário de inscriçãoNormas de participação

O Meu Projeto é Empreendedor

Este concurso é uma iniciativa da Rede Famalicão Empreende, em colaboração com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão, e pretende destacar as Provas de Aptidão Profissional (PAP) mais empreendedoras apresentadas a júri de avaliação pelos alunos finalistas dos cursos profissionais.

Regulamento ›

F1 In Schools

Programa suspenso no ano letivo 2016/2017.

O F1 nas Escolas é um desafio multidisciplinar, no qual estudantes empregam software CAD/CAM para colaborarem, conceberem, analisarem, construirem, testarem e, posteriormente, correrem com miniaturas de automóveis construídos em madeira balsa e propulsionados a ar.

O desafio inspira os estudantes a utilizarem novas tecnologias para a aprendizagem de física, aerodinâmica, concepção, construção, desenvolvimento de marcas, grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa/liderança, competências de comunicação e estratégia financeira, aplicando-os de forma prática, imaginativa, competitiva e entusiasmante.

Saber mais ›

Isto é uma Ideia

Programa suspenso no ano letivo 2016/2017.

"Isto é uma Ideia", desenvolvido em parceria com o INPI - Instituto nacional de Propriedade Industrial, dinamiza a descoberta de jovens empreendedores com ideias inovadoras.

Promovido pelos Centros Tecnológicos de Portugal, o concurso "Isto é uma Ideia" premeia a criatividade dos jovens lançando-lhes o desafio decriar um produto novo e comercializável, simulando todas as fases do ciclo industrial, utilizando as novas tecnologias e os conhecimentos adquiridos nas sessões, não esquecendo nunca os conceitos associados de defesa da propriedade inteletual.

Este concurso tem também uma componente nacional, já que a equipa vencedora dentro de cada centro irá competir numa grande final com os restantes vencedores dos outros centros.

Saber mais ›

Pense Indústria - Palestra Sensibilização

Programa suspenso no ano letivo 2016/2017.

O Pense Indústria Nova Geração é uma forma de incrementar nos jovens um espírito crítico e criativo através das mais diversas técnicas, nas quais está sempre presente o conceito de "mostrar como se faz" para depois se poder "fazer".

Esta atividade tem como principal objectivo fomentar nos jovens, do 2º ciclo, 3º ciclo e Secundário o gosto pela Indústria. A interação com os jovens é feita através de sessões de sensibilização onde eles podem experimentar algumas tecnologias e falar sobre a atividade industrial, as profissões técnicas e as tecnologias inerentes.

A sessão decorre explorando uma variedade de temas sobre a Indústria como: Higiene e Segurança no Trabalho, Robótica, Ambiente e Energia, Modelação 3D, Empreendedorismo, Tecnologias Inovadoras aplicadas em Portugal e algumas mais.

Para algumas destas tecnologias são levados equipamentos para os alunos experimentarem tais como: uma máquina de moldar por pressão ou uma experiência com células de energia ou até um Robô Lego MindStorm programado por alunos.

Em termos de documentação os alunos necessitam de preencher uma pequena ficha de inscrição de modo a registar a sua presença no projeto.

Para uma equipa do pense Indústria se deslocar a uma escola é necessário um número mínimo de 20 alunos. A participação no projeto é completamente gratuita.

Saber mais ›

Fábricas Digitais (3D)

Programa suspenso no ano letivo 2016/2017.

A "Fábricas digitais" são uma atividade onde se coloca em prática o Ciclo Industrial de um produto.
Recorre a noções de CNC, Prototipagem, Desenho CAD, Marketing e Planeamento de produção.
Fornece aos alunos a possibilidade de impressão dos vários protótipos de produtos usando a mais recente tecnologia de impressão 3D.

IMAGINA | MODELA | IMPRIME

Idades: Dos 9 ao 19 anos
Nº de Alunos: Mínimo 6 máximo 12
Sessões: 4 sessões
Impressão 3D: Impressão do protótipo desenvolvido pelo grupo

RESUMO
1. Coloca em prática o Ciclo Industrial de um Produto
2.Recorre a Noções de CNC e Prototipagem
3. Utiliza Software CAD
4.Elabora o teu plano de Marketing
5.Planeia a tua produção
6.Aprende a modelar em 3D
7. Imprime o teu Protótipo

ESTRUTURA
Conceção do Produto
Orientar a conceção dos produtos para as necessidades do mercado.
Orientar a ideias dos jovens para produtos que sejam funcionais no fim do processo de impressão.

Planeamento de produção
Explicar o futuro do produto, que matérias primas comprar, em que máquina o produto desse ser produzido, que pessoas devemos alocar à produção, em que quantidades produzir e preço a ser comercializado.

Modelação 3D
Introdução à modelação 3D.
Preparação e análise virtual do produto concebido.

Impressão 3D
Introdução à Impressão 3D e suas capacidades no auxilio à conceção de novos produtos.
Materialização e finalização do protótipo.
Teste de funcionamento.

Marketing
Desenvolver uma estratégia de marketing para o produto.
Abordagem a soluções de promoção digital e on-line.

CONTATOS/INSCRIÇÕES
Pedidos de informação e inscrições através de Nelson Vale - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
252 300 306

Saber mais ›

Rede de Empreendedorismo do AVE

Programa suspenso no ano letivo 2016/2017.

O objetivo central da Rede é a dinamização do ecossistema empreendedor do Ave, favorecendo e criando sinergias no apoio ao empreendedorismo de base local, através da:

- Mobilização e alinhamento de um conjunto diversificado de Agentes Locais, que apoiam e/ou promovem o Empreendedorismo, para operar em REDE;
- Capacitação dos Agentes na utilização de Metodologias e Ferramentas de Apoio Comuns, assegurando Serviços Partilhados e Respostas Integradas;
- Concretização de um conjunto articulado de ações que visam promover a educação empreendedora; incentivar a criação e desenvolvimento de novos negócios e de emprego; e reforçar e qualificar os serviços de apoio aos empreendedores.

Saber mais ›

Sou +

O Sou + é um gabinete de apoio às áreas do emprego e empreendedorismo, que disponibiliza serviços de aconselhamento personalizado com o intuito de dotar os jovens de competências necessárias ao desenvolvimento da sua carreira profissional. Entre eles, o apoio na construção do curriculum vitae, na preparação para entrevistas de emprego e em medidas e iniciativas na área do empreendedorismo.

No âmbito deste apoio, foi lançado o projeto Gerador, em parceria com o Famalicão Made In, que consiste num conjunto de formações dedicadas a jovens empreendedores, com o objetivo de os ajudar no desenvolvimento das suas ideias de negócio e prepará-los para o mercado de trabalho.

Saber mais ›

Mini-Estágios

Destinada aos alunos do 10º ano dos estabelecimentos de ensino da Rede Famalicão Empreende, a iniciativa procura consciencializar os alunos para as especificidades dos contextos laborais, promover a autonomia e a responsabilidade e fomentar uma atitude empreendedora.

Saber mais ›

end faq


Contacte o Comissário Escolar para o Empreendedorismo

AddThis Social Bookmark Button

Actualizado em Sexta, 28 Julho 2017 17:52  

TEMPO

  22.08.2017 Wetter Ostsee

Gestão Escolar

oficinabox

Calendário escolar

oficina-calendario-escolar

Incubadora

oficina-startup-logo-destaque-site