• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página inicial Arquivo de Notícias

OFICINA marca presença no Campeonato de Jogos Matemáticos

oficina campeonato jogos matematicos

A OFICINA – Escola Profissional do INA marcou presença na 12.ª Final Nacional do Campeonato de Jogos Matemáticos, em Beja. Considerando o maior campeonato nacional de educação matemática, o evento foi uma oportunidade para os alunos da OFICINA colocarem à prova as suas competências matemáticas.

Promovido pela Associação Ludus, o evento contou com a presença de mais de 1500 alunos de 300 instituições de ensino em Portugal. A OFICINA participou nos jogos destinados aos alunos do ensino secundário: no Jogo Sesqui com Bruno Andrade, no Jogo de Produto com João Cabral e no Jogo de Avanços com João Perliteiro.

Longe de ser a disciplina preferida dos alunos em Portugal, a matemática tem conseguido cativar mais alunos através dos jogos de tabuleiro. Para o professor de Matemática, Fernando Félix, o jogo é uma das melhores atividades para aliar o raciocínio e a estratégia com o desafio de competir e resolver problemas. “Nestes jogos, os alunos acabam por mobilizar competências que revelam, em muitos casos, as capacidades que os alunos não são capazes de demonstrar nos métodos tradicionais de avaliação.” O professor acredita que desta forma “estamos a dar uma oportunidade aos nossos alunos de olharem para a “difícil” disciplina de matemática com um olhar renovado.”

João Perliteiro, aluno do curso de Audiovisuais, diz que a matemática não é difícil, apenas não é ensinada de uma forma apelativa. “Com o nosso professor conseguimos voltar a gostar de matemática, do que ela representa na nossa vida. Se aplicássemos mais matemática à nossa vida, talvez conseguíssemos ser mais racionais nas nossas decisões.”

AddThis Social Bookmark Button

Actualizado em Quinta, 21 Abril 2016 11:06  

TEMPO

  20.10.2017 Wetter Ostsee