• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página inicial Arquivo de Notícias

Turma do 1C oferece guitarra à Pastoral

1c-oficina-guitarra-pastoral

No âmbito da disciplina de Formação Integral, a turma do primeiro ano do Curso Técnico de Comunicação/ Marketing Relações Públicas e Publicidade ofereceu uma guitarra ao sector da Pastoral da OFICINA. A ação foi desenvolvida em colaboração com a Diretora da turma, a professora Alexandra Santos.

De acordo com o aluno Rúben Reis, a iniciativa partiu da identificação de uma necessidade. “A Pastoral estava a precisar de uma nova guitarra. Como compreendemos que isso implicaria um custo adicional para a escola, consideramos a possibilidade de nos juntarmos para criar um fundo. Depois disso, quase de um dia para outro, conseguimos concretizar mais um dos projetos que vamos promovendo na escola. É claro que tivemos o apoio da nossa Diretora de turma, que nos ajudou a concretizar a compra da guitarra”.

Para a professora Alexandra Santos, o facto de os alunos perceberem as necessidades da escola e promoverem uma solução, evidencia uma maturação na sensibilidade destes jovens face ao contexto em que estão inseridos. “A turma de Comunicação, nos múltiplos projetos em que está envolvida, tem revelado uma enorme responsabilidade e sentido de compromisso para com o outro. Apesar de estarmos a falar de uma guitarra, importa salientar que esta iniciativa revela um certo altruísmo para com a comunidade escolar em geral e para com a Pastoral em particular”.

O professor de Formação Integral, Ricardo Barros, um dos colaboradores da ideia, salientou que a atividade encontra eco na disciplina. “É importante que os alunos desenvolvam esta atenção ao contexto, ao espaço em que as relações se constroem. Sem o desenvolvimento dessa sensibilidade, as relações que vamos estabelecendo aproximam-se de hábitos vazios. A compra da guitarra por parte da turma representa algo muito simples, precisamente isso: abrir uma frecha nos nossos hábitos, no nosso olhar e provocar um pouco de alegria para os nossos jovens”.

AddThis Social Bookmark Button

Actualizado em Quinta, 16 Abril 2015 09:33