Pais, crianças, tecnologias digitais: (des)conectados? Foi desta forma que teve início a palestra dirigida aos Pais e Encarregados de Educação da Oficina sobre um tema tão atual quanto complexo.
Ao longo de uma hora, no passado dia 23 de janeiro, foi possível aprender e refletir sobre o impacto que a internet tem na sociedade e, por conseguinte, o seu impacto nas relações familiares. A Dra. Teresa Sofia Castro, investigadora nestas áreas, no Instituto de Educação, da Universidade do Minho, ajudou-nos a compreender que não existem "fórmulas" ou "receitas" para afastar os jovens dos perigos da internet, no entanto, deixou a esperança de que uma relação construída com base no diálogo e na confiança são pontos essenciais.
No final, os pais e encarregados de educação presentes mostravam grande satisfação pela participação na sessão.
Esta palestra foi organizada pelo Gabinete de Apoio ao Aluno da Oficina e contou com o apoio da InternetSegura, projeto coordenado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e que envolve a DGE - Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional – FCCN, IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, e a Microsoft Portugal.