• Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página inicial Arquivo de Notícias

1ºI – O Dia de Reflexão

No dia 31 de Outubro de 2013, foi realizado o dia de reflexão do 1º ano do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da OFICINA, em Esposende. Foi um dia repleto de atividades.

A primeira atividade foi algo melhor do que nos apresentarmos a nós próprios, tivemos que apresentar o colega que se encontrava à nossa direita. Foi complicado, mas, em simultâneo, ficamos a conhecer melhor as pessoas da turma, nomeadamente, o professor Samuel e, como é óbvio, a nossa Diretora de Turma, a professora Daniela Silva.

Foi uma manhã produtiva e interessante, tivemos também tempo para nós, para conhecermos Esposende e os hábitos dos seus habitantes, caminhamos até à beira-rio e foi muito bom, pois a turma juntou-se toda, e, como é uma turma muito grande, serviu para aproximar mais as pessoas e criar laços mais fortes.

Quando voltamos a reunir, foi proposto um pequeno questionário pessoal, mas, para que fosse algo produtivo, foi sugerido que estivessemos completamente isolados uns dos outros, em completo silêncio, para podermos refletir e tirar algumas ilações relativamente a nós como pessoas, como amigos e como elementos de um grande grupo. Durante o momento de discussão dos questionários, foram abordados os temas já referidos, estando mais focados na relação da turma, no que sentíamos uns pelos outros, quem eram os mais próximos e os mais afastados e quais os motivos destas disparidades de relações.

Quando foi concluída essa tarefa, foi-nos proporcionado um momento de descontração e, ao mesmo tempo, de união, exercitamos a noção de “grupo” e trabalhamos em equipa. Organizamo-nos e fizemos um joguinho de futebol. Outros jogaram cartas. Isso foi bastante divertido e positivo, porque este convívio permitiu a toda a gente uma maior aproximação e, para alguns, uma possibilidade de interagir com alguns colegas pela primeira vez.

Chegou a hora do almoço! A turma reuniu-se em volta de uma grande mesa e, colocando na mesma todas as iguarias, tivemos um excelente almoço, fomentando a noção de partilha.

Para dar continuidade ao dia, prosseguimos com outra atividade, mas desta vez um pouco mais complexa porque já implicava falar de nós próprios. Tivemos de dizer uma qualidade e um talento, toda a gente definiu uma qualidade, mas poucos souberam indicar um talento, o que significa que com este dia conseguimos, através dos momentos de reflexão e introspeção, melhorar o nosso autoconhecimento.

 Concluímos o dia com uma fotografia de grupo e inúmeras cantorias no autocarro. Foi um dia simplesmente magnífico, extremamente produtivo e muito esclarecedor. Estamos ansiosamente à espera que se repita para o próximo ano!

AddThis Social Bookmark Button